Festa de Maria Auxiliadora será celebrada com estudantes no DF

19/5/2023

Como parte da tradição salesiana, a festa dedicada à Nossa Senhora Auxiliadora é um grande evento celebrado anualmente, em todo o mundo. Com mobilização que une comunidade educativa, estudantes, famílias e fieis, a Escola Salesiana Brasília (ESB) realizará a Festa a Maria Auxiliadora, no dia 27 de maio, com diversas atrações no ginásio da escola.

Esse evento é preparado com o engajamento dos alunos e educadores, que ensaiam performances de música, dança, poesias em cordel, com integração de dons, arte e fé para homenagear Maria Auxiliadora. Durante a festa, os estudantes preparam homenagens para as mães, já que a ESB vai comemorar o dia das mães no mesmo dia.

Em preparação para a festa de Nossa Senhora, a ESB realiza a novena com colaboradores e estudantes, convidando as famílias e toda a comunidade a participarem desse clima de oração. Cada dia da novena propõe um gesto concreto de amor, boas ações, fraternidade e solidariedade.

A festa em honra a Maria Auxiliadora é tradição, em todo o mundo, na família salesiana. Como costume na Escola Salesiana Brasília, os estudantes com matrículas mais antigas da 3ª série do ensino médio são escolhidos para realizarem a coroação de Maria no dia do evento.

Importância da devoção e da festa a Maria Auxiliadora

Esta invocação mariana surgiu em 1571, com o Papa Pio V, e foi propagada a partir de 1816, com o Papa Pio VII. O apóstolo da Juventude, São João Bosco, adotou a invocação a Maria Auxiliadora em sua Congregação Salesiana, passando a difundir um profundo amor a Nossa Senhora. Em seu ministério, Dom Bosco sempre colocava a Virgem Maria à frente da obra educacional, pedindo proteção e auxílio em todos os momentos.

Dom Bosco ensinou aos membros da família Salesiana a amarem Nossa Senhora, invocando-a com o título de AUXILIADORA. Essa invocação a Maria como título de Auxiliadora teve um impulso enorme com Dom Bosco, tanto que o amor do Santo pela Virgem Auxiliadora tornou-a conhecida também como a “Virgem de Dom Bosco”.

A Auxiliadora, Nossa Senhora das Dores e a Imaculada Conceição foram a base e a força da devoção mariana de Santa Maria Domingas Mazzarello, a cofundadora das Filhas de Maria Auxiliadora (FMA). Madre Mazzarello aprendeu a sofrer com amor e por amor, a imitar a pureza do coração, livre das preocupações do mundo, a apressar-se em ajudar e ensinar a viver com dignidade as meninas mais expostas aos perigos. Dom Bosco e Madre Mazzarello são grandes exemplos de pessoas que muito amaram Nossa Senhora Auxiliadora.

Evento: Festa a Maria Auxiliadora / Tema: Maria, geradora de vida

Data: 27 de junho de 2023 / Horário: 18h

Local: Ginásio da Escola Salesiana Brasília / Endereço: SHIGS 702 - Bloco A - Asa Sul, Brasília - DF

Contato: Giselli Ribeiro - (61) 99635-9930 / (61) 2195-2650 / giselli.ribeiro@escolasalesiana.com.br / comunicacao@escolasalesiana.com.br