Notícias

Estudantes da ESB são medalhistas na Olímpiada Nacional de Ciências

31/10/2023

Três alunos da Escola Salesiana Brasília foram destaque na edição 2023 da Olímpiada Nacional de Ciências (ONC). Entre elas, a estudante Maria Eduarda Borges, do 7º ano do Ensino Fundamental, que garantiu medalha de ouro e foi condecorada na solenidade de premiação ocorrida no último dia 20 de outubro no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília, durante a 20ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

No ano passado, Maria Eduarda angariou a medalha de bronze na ONC o que a estimou a persistir em busca da tão almejada medalha de ouro. Ela reconhece o seu esforço pessoal bem como a preparação oferecida pela ESB e, também, o estímulo dos professores. Maria Eduarda destaca a importância da ONC em sua trajetória escolar.  “Essa é uma olímpiada muito importante para a nossa vida acadêmica, ainda que não ganhemos nenhuma premiação. Vou me preparar para a olímpiada de 2024 e vou ficar muito feliz se conquistar outra medalha”, disse.  

A estudante Marina Maia da 1ª série do Ensino Médio conquistou a medalha de bronze. Segundo ela, a conquista é muito significativa pois demonstra que ela está se preparando bem para os exames e vestibulares que fará até o término do Ensino Médio. “Esse ano começo minha jornada no PAS e esse tipo de olímpiada me ajuda a entender não apenas o nível, mas o raciocínio necessário para resolver questões”, pontua.

Segundo Marina participar de uma olímpiada como a ONC é estimulante pois, na avaliação dela, obter um bom desempenho pode abrir o leque de possibilidades de possíveis universidades para ingresso no ensino superior. “Essa conquista me ajuda a ter uma visão sobre universidades fora de Brasília, como por exemplo a USP e a Unicamp que adotam como forma de ingresso, o desempenho em olímpiadas acadêmicas nacionais e internacionais”.

Henrique Vieira, também foi um dos destaques da ESB na ONC. O aluno do 6º ano, conquistou, também, medalha de bronze. Ele considera que o papel exercido pelos professores durante a preparação foi bastante significativo para alcançar esse resultado. “Nossos professores foram a chave para o resultado que nós tivemos, sobretudo a de Ciências que nos preparou de maneira satisfatória para a competição”, pondera.  

A professora de Ciências, Adélia Canaan, expressou seu orgulho pelo desempenho dos alunos. Ela enfatizou a dedicação e o compromisso dos estudantes com a aprendizagem, destacando que Maria Eduarda, Marina e Henrique são exemplos brilhantes de como a educação de qualidade pode inspirar jovens a alcançarem o sucesso. “Fiquei muito feliz e orgulhosa com os resultados obtidos pelos estudantes. A cada ano que participamos alcançamos premiações diferentes. Começamos com menção honrosa, no ano seguinte duas medalhas de bronze e agora duas de bronze e uma de ouro", avaliou a professora.

A Coordenadora Pedagógica do Ensino Fundamental 2 e Médio da Escola Salesiana Brasília, Eliane Moreira, prestigia o trabalho da equipe de professores que ajudou a preparar os estudantes para a competição. "A preparação e o sucesso dos alunos são o reflexo da qualidade do ensino oferecido por nossa instituição, que se empenha em promover o desenvolvimento acadêmico e pessoal de nossos estudantes”, declarou.  

Para o orientador Educacional Kayran Fernanades participar desse tipo de avaliação agregam positivamente na formação escolar dos alunos. "É muito importante que os estudantes tenham a oportunidade de realizar as Olimpíadas Nacional de Ciências, pois as provas são desafiadoras e também estimulam os participantes a pensarem de forma a resolverem problemas complexos".  

A diretora da Escola Salesiana Brasília, Neusa Bueno, expressou seu orgulho pelas conquistas das alunas e enfatizou a importância de incentivar o interesse dos jovens pela ciência. Ela enfatizou que a escola continuará investindo em programas acadêmicos que estimulem o aprendizado e o desenvolvimento das habilidades dos estudantes. “Somos uma escola inovadora e que preconiza o protagonismo dos nossos estudantes. Estamos muito felizes de ver eles brilhando e alcançando voos cada vez mais altos”, pontuou.  

O desempenho notável de Maria Eduarda, Marina e Henrique na Olímpiada Nacional de Ciências é um testemunho da dedicação, esforço e excelência que a Escola Salesiana Brasília promove. Esses jovens talentosos são um exemplo inspirador para seus colegas e um motivo de orgulho para a instituição de ensino e toda a comunidade educacional.

Nenhuma imagem encontrado.
Matrículas abertas! Garanta uma vaga para seu filho!

Agendamento de visita

CLIQUE AQUI

Pré-Inscrição de Novatos

CLIQUE AQUI

Rematrícula de Alunos

CLIQUE AQUI