Quais as vantagens da educação integral?

4/7/2022

A demanda do ensino em período integral vem crescendo à medida que as jornadas de trabalho dos pais aumentam, quando cresce mais a oferta de atividades disponíveis no ambiente escolar.

Os alunos podem desenvolver diversas competências quando passam mais tempo na escola, ao mesmo tempo em que os pais conseguem lidar melhor com a rotina prolongada de trabalho que o mercado atual exige.

Pensando nisso, vamos entender melhor quais são as vantagens da educação integral tanto para estudantes quanto para as famílias. O período integral é uma modalidade que permite o desenvolvimento mais completo do corpo discente.

Melhor uso do tempo dos alunos

Quando um aluno fica em casa, as chances que ele faça uso produtivo desse tempo é muito menor do que quando passa o período integral na escola. Ao incentivar um melhor aproveitamento do tempo ocioso dos seus alunos, a escola com período integral agrega muito nas suas formações.

O tempo passado na escola é de maior qualidade e bem aproveitado com uma rotina escolar organizada. No contraturno, as aulas vão reforçar aptidões adquiridas e melhorar a socialização.

Rendimento escolar mais alto

Os estudantes são estimulados a explorar diversos aspectos da sua formação com as atividades além do ensino regular. Dessa forma, há estímulo ao maior desenvolvimento dos conhecimentos e aprimoramento das habilidades dos estudantes.

É notável a melhora do rendimento do aluno que passa a estudar em regime integral. Isso se ocorre por muitos fatores, sendo um exemplo a maior possibilidade de tirar dúvidas e reforçar o aprendizado por meio de plantões e por ficar mais tempo em contato com os professores.

O ensino integral é a melhor opção para seu filho? Clique aqui e confira o artigo sobre o assunto.

Pais conseguem organizar a rotina de trabalho

A carga de trabalho dos pais está cada vez maior, o que gera dificuldades na gestão da rotina da família quando os alunos estudam em meio período. Com essa realidade, a educação no integral possibilita aos pais uma maior liberdade de horários, com a certeza que os filhos estão aproveitando o tempo da melhor forma possível na escola.

Estímulo à prática de esportes e danças

Uma das maiores vantagens do ensino integral é expor os alunos a uma amplitude de atividades, como atividade física, esportes e danças. De maneira geral são oferecidos vários esportes ou possibilidade de exercícios para que os alunos supram as suas necessidades de movimento. A variedade de esportes pode ser um grande diferencial na escola.

Cursos de diferentes competências

É comum que o ensino integral possibilite aos alunos desenvolver habilidades que o ensino de meio período não possibilita, devido ao tempo curto de permanência na escola. Dessa forma, é possível aprender sobre robótica, artes, programação e idioma, oficina de leituras, por exemplo, a depender da oferta da escola.

Alimentação balanceada

Como os alunos passam muito tempo dentro da escola, é comum que eles recebam uma alimentação mais equilibrada do que se estivessem em casa. A comida da escola é planejada para atender as necessidades nutricionais dos alunos, por meio de orientação de nutricionistas.

Conheça nossa escola com ensino integral

A Escola Salesiana Brasília oferece ensino com período integral, com diversas atividades desenvolvidas, de acordo com cada faixa etária: tarefas de casa, estudo dirigido, revisão para as avaliações, contação de histórias, jogos educativos, natação, ballet, capoeira, recreação, horta, cozinha experimental, música, artes e criatividade.

Clique aqui e acesse nosso site para agendar uma visita. Sempre ofertamos uma formação inovadora e que prepara nossos alunos para a vida, com segurança, ética, cidadania e solidariedade.