Notícias

Evento internacional incentiva gestão de projetos com estudantes da ESB

8/7/2022

O evento internacional Changemakers Teens foi realizado na Escola Salesiana Brasília, com participação de 10 times formados por estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e Médio, que trabalharam em soluções que contribuam para um dos seguintes Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - ODS:

• ODS 4 - Educação de qualidade: assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos;

• ODS 5 - Igualdade de gênero: alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

• ODS 10 - Redução das desigualdades: reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.

No Changemakers Teens em 2022, o PMI e seus capítulos latino-americanos foram sede de um divertido Hackathon para adolescentes de 13 a 19 anos.  No Distrito Federal, o evento foi realizado pelo PMI Distrito Federal e GPJr, em parceria com a Escola Salesiana Brasília em seu Programa Aldeia que educa.

A Escola Salesiana Brasília teve o prestígio de ser palco desse evento inovador. O time vencedor foi o Visionários dos Contrários. Além de um certificado de participação e outros prêmios, os vencedores terão a oportunidade de dar vida ao projeto proposto com o apoio do capítulo local do PMI-DF. Cada um dos integrantes do time vencedor ganhou 200 reais, e o projeto vencedor vai ter 1500 reais para executar o projeto.

Mais que sugestões de soluções sustentáveis para o Instituto Integridade, organização que será beneficiada com as soluções, os times participantes do Ensino Fundamental e Médio levam para a vida todo o aprendizado sobre Gestão de Projetos.

Saiba mais sobre o Changemakers

A Iniciativa Changemakers do PMI LATAM  busca ampliar o impacto da profissão de Gerenciamento de Projetos em nossa região para cobrir as necessidades de todos os chamados Changemakers, por meio de episódios que proporcionam conhecimentos e habilidades que apoiam o novo ecossistema de trabalho chamado Economia de Projetos.

Cada episódio usa três formatos diferentes: Short Talks (estudos de caso da empresa), Fishbowls (Quick Talks com especialistas) e Discussion Panels. Cada dia também tem um Keynote Speaker altamente reconhecido na indústria ou setor público onde atua.

Para entender melhor a importância do Changemakers, confira abaixo a entrevista com a Líder Acadêmica, Juventude e Impacto Social do PMI Latam, Carolina Latorre e a vice-presidente executiva do PMI-DF, Maria Cristina Duarte:

- De que forma o Changemakers Teens contribui de forma inovadora para mobilizar os adolescentes?

Carolina Latorre: O PMI tem um compromisso com a juventude no mundo, contribuindo com a nossa experiência e recursos para que eles tornem suas ideias uma realidade, sem que a idade seja uma barreira. Changemakers Teens é uma iniciativa vanguardista proveniente da Iniciativa Changemakers criada e desenvolvida pelo PMI na América Latina, com o objetivo de incentivar os adolescentes a pensar em formas de resolver problemas reais, enquanto aprendem de forma prática e interativa os conceitos fundamentais de gerenciamento de projetos.

Muitos deles já pensam nessas problemáticas e, potencialmente, já têm projetos na sua cabeça ou mesmo em andamento. Não podemos nos esquecer que estamos diante uma geração altamente comprometida com as questões mais urgentes da nossa realidade, e esse tipo de iniciativa ajuda nossos jovens para que tenham mais ferramentas para liderarem com sucesso esses projetos.

É uma forma inovadora de engajar e contribuir com uma geração de profissionais melhor qualificados para o presente e o futuro.

- Como a gestão de projetos pode ser um caminho a formar cidadãos e profissionais melhores?

Carolina Latorre: O gerenciamento de projetos proporciona aos indivíduos diversas habilidades relacionadas à liderança, gestão de risco, tempo, recursos, foco nos objetivos comuns dos projetos e nos resultados orientados às partes interessadas (stakeholders), resolução de problemas, dentre outras power skills que podem ser aplicadas não só na esfera profissional, mas pessoal também. Além disso, essa gestão torna pessoas mais conscientes sobre como melhor administrar seus projetos - mesmo sendo pequenos, pessoais ou na comunidade -, ter mais empatia e trabalhar em equipes diversificadas.

Adicionalmente, no PMI estamos também comprometidos com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, e um dos nossos propósitos é que todas as nossas ações tenham um impacto positivo na nossa comunidade. Nesse sentido, tanto a nossa profissão quanto as atividades como Changemakers Teens promovem a formação de cidadãos conscientes das problemáticas do mundo, o que lhes oferecem experiências, conhecimentos e ferramentas valiosas que podem ser a chave na hora de propor e liderar mudanças.

- A proposta do Hackaton pode ser modelo para quais segmentos da sociedade civil?

Carolina Latorre: O conceito do Hackathon originalmente foi destinado à área de TI (desenvolvedores de software, programadores, etc), mas no caso do Changemakers Teens foi adaptado de forma que possa ser aplicado em diversos segmentos da sociedade civil, dado que essa proposta visa reunir, por meio de uma competição sadia, divertida e interativa, elementos básicos de gerenciamento de projetos e resolução de problemas em equipes. Além disso, o Hackathon traz o conceito de "aprender na prática", promovendo a criatividade e desenvolvimento de habilidades profissionais independente de sua faixa etária.

No PMI, recomendamos altamente que o Hackathon esteja vinculado à resolução de problemas relacionados com os ODS, pois permite que diversos segmentos da sociedade civil se reúnam para pensar soluções práticas e factíveis para situações comuns.

- Como a Escola Salesiana Brasília tem sido um local em potencial para ser centro de formadores e gestores de projetos?

Cristina Duarte: Buscamos parceiros que compartilhem conosco os anseios da nossa missão, que é capacitar pessoas de diferentes idades e expandir nossa comunidade e, coletivamente, multiplicar nosso impacto levando conhecimento para a formação e crescimento pessoal alinhados ao exercício da cidadania ativa. Então percebemos na Escola Salesiana Brasília um grande alinhamento de propósito - uma sinergia.

A proposta de atuação da ESB traz em sua atuação evidências da busca constante e arrojada na adoção das melhores ferramentas, metodologias e práticas educativas para que seus alunos soltem sua criatividade na construção do conhecimento.

- Como os estudantes salesianos podem transformar a sociedade da sua comunidade com o conhecimento de projetos?

Cristina Duarte: Profissionais de projetos e agentes de mudança em geral desempenham um papel central na reconstrução e na condução de nossa recuperação econômica e além. No PMI, capacitamos indivíduos não apenas para negócios, mas para o bem mais amplo. Buscamos desenvolver uma cultura que abraça e celebra nossas diferenças, trabalhando para criar um ambiente de respeito, confiança, integridade e justiça por meio de nossas ações.

O PMI continua a ser uma organização com consciência social, conforme refletido em nossa história de mais de 30 anos de impacto social por meio da Fundação Educacional do PMI e por meio do envolvimento acadêmico.

Entendemos que os estudantes, adquirindo essa visão global, passam a ter consciência de seu lugar no mundo e também a querer fazer a diferença, respeitando a diversidade, o meio ambiente, tornando nossa comunidade mais forte e certos de que, juntos, podemos moldar o futuro.

Nenhuma imagem encontrado.
Matrículas abertas! Garanta uma vaga para seu filho!

Agendamento de visita

CLIQUE AQUI

Pré-Inscrição de Novatos

CLIQUE AQUI

Rematrícula de Alunos

CLIQUE AQUI