Educação Infantil na ESB inova com Abordagem da Pedagogia Italiana

17/11/2022

A educação inovadora é um movimento mundial de transformação conceitual. O mundo mudou e trouxemos essa transformação para dentro da nossa escola. Uma visão mais ampla e significativa que considera as necessidades e expectativas dos alunos do século XXI, que não se conectam mais com o “velho modelo do ensino primário”.

Consideramos que desde a primeira infância cada criança tem suas qualidades, dificuldades, preferências e habilidades. Sendo assim, para que ela desenvolva seu potencial máximo no ambiente educacional acolhemos as particularidades que as tornam seres humanos únicos.

Inspirados pela abordagem italiana de Reggio Emilia, somos uma educação infantil apta a ensinar os alunos a dominarem suas capacidades físicas, psicológicas e emocionais, além de desenvolvermos e valorizarmos as potencialidades de cada criança.

Essa inspiração descarta práticas tradicionais de memorização de conteúdo e valoriza a formação integral da criança como indivíduo, considerando as suas fases de neurodesenvolvimento e suas habilidades socioemocionais. Respeitamos os seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento descritos na BNCC: direito de conviver, de brincar, de participar, de explorar, de se expressar e de se conhecer.

Sobre a abordagem Reggio Emilia

Em 1945, o mundo enfrentava uma transformação geopolítica desastrosa. Após a Segunda Guerra Mundial, muitos países ainda buscavam formas de se reconstruir depois de uma tragédia social e econômica. Uma cidade, Reggio Emilia, localizada na região norte da Itália, estava arrasada pelo conflito armado e tentava se reerguer em meio aos escombros.

Os moradores da região, empobrecidos pela guerra, venderam os poucos pertences que sobraram e decidiram construir uma escola infantil com as sobras dos tijolos das casas bombardeadas. A comunidade trabalhou com as próprias mãos, transmitindo para os filhos uma visão de mundo participativa, proativa e solidária.

Encantado com a história de protagonismo e resiliência da comunidade, o educador Loris Malaguzzi elaborou um projeto educacional que honrasse toda aquela demonstração de força. Nascia a abordagem Reggio Emilia, um olhar voltado para a escuta, interesses, potencialidades e habilidades das crianças, proporcionando aos educandos o direito de conduzir o próprio processo de aprendizagem enquanto falam, pesquisam, criam e brincam.

Inspirados nessa pedagogia, a prática pedagógica na Educação Infantil da Escola Salesiana Brasília - ESB é focada em desenvolver as habilidades das crianças, criando sujeitos independentes, autônomos e confiantes para trilhar os caminhos na vida.

Para isso, todo o conteúdo curricular da ESB é trabalhado de maneira interdisciplinar, valorizando o trabalho e a construção do conhecimento em equipe. O aluno é incentivado a buscar informações, refletir criticamente sobre o que aprende e apresentar suas conclusões de forma expressiva e contextualizada.

As atividades e projetos são elaborados de acordo com a faixa etária da criança. As brincadeiras são consideradas como ferramenta de aprendizagem, assim como a tecnologia, o contato com os elementos naturais, o ensino da língua inglesa, os trabalhos manuais e as linguagens artísticas e expressivas.

A Escola Salesiana Brasília propõe metodologias ativas que incentivam as crianças a desenvolverem senso crítico e a aprenderem a experimentar intencionalmente situações de ensino-aprendizagem.

Por: Suelen de Araújo da Silva, coordenadora e orientadora da Educação Infantil na ESB