Conheça as ações do Programa Aldeia que Educa na ESB

31/10/2022

A Escola Salesiana Brasília tem o Programa Aldeia que educa, uma iniciativa que trabalha a proposta do Pacto Educativo Global, idealizado pelo Papa Francisco, em que ele diz que “é necessário construir uma aldeia da educação, onde, na diversidade, se partilhe o compromisso de gerar uma rede de relações humanas e abertas.”

Diante desse propósito, enquanto programa, temos o compromisso de revolucionar e descobrir chaves que impulsionem a solidariedade, o respeito e também o compromisso com a nossa Casa Comum. Assim, estimulamos o pensamento crítico e a quebra de paradigmas, valorizando e motivando educadores, famílias e todos os instrumentos sociais, a fim de que o ser humano seja o protagonista e assuma sua ação efetiva nesta aldeia que educa.

AÇÕES E INICIATIVAS

Projeto Eco Ponto - Descarte de óleo de cozinha usado

Consiste na destinação correta do descarte do óleo de cozinha usado. São participantes diretos desse projeto, as famílias, a Lanchonete da ESB, colaboradores e as residências dos Salesianos e FMA.

Existe uma parceria com uma empresa que possui todas as licenças ambientais exigidas pelos órgãos ambientais. A cada 50 litros de óleo coletado, a empresa paga um simbólico valor para o projeto.

Projeto TampaMania-ESB

Ação que acontece em parceria com o Rotary Club -  União Campineira de Goiânia. Toda comunidade escolar participa de maneira ativa para arrecadar tampinhas plásticas de diversos produtos (refrigerantes, materiais de limpeza). Essas tampinhas além de serem vendidas para empresas recicladoras, o valor da venda é revertido para a compra de cadeiras de rodas, muletas e andadores para pessoas de baixa renda.

Projeto Horta Orgânica

Consiste no cultivo permanente de verduras e legumes sem adição de agrotóxicos. Estão envolvidos nesse projeto, os estudantes de todos os segmentos, onde acompanham desde preparo do solo para o plantio, até a destinação da produção.

Ações Solidárias

É um projeto permanente com o envolvimento de estudantes, famílias, colaboradores e parceiros. As ações são idealizadas por iniciativa dos próprios estudantes, os quais são protagonistas de toda Aldeia que educa. As iniciativas giram em torno de arrecadação de alimentos, kits de higiene, cartas solidárias destinadas à profissionais de saúde nesse período de pandemia, articulação com ONG´s que cuidam de animais de rua ou em situação de abandono e também na doação de cadeiras de roda.

ESB - Descartáveis Zero

A ESB está eliminando o uso de copos descartáveis em todas as dependências. O projeto forneceu a todos os colaboradores canecas e incentiva os estudantes a usar a garrafinha individual. Em áreas de atendimento ao público a Escola disponibiliza copos de material biodegradável.

Projeto Compostar ESB

Consiste na destinação correta de todos os resíduos orgânicos gerados na Cantina da escola e residências dos Salesianos e FMA. Uma empresa de compostagem devidamente licenciada coleta os resíduos envia para o processo de compostagem. Mensalmente parte desses resíduos retornam para a escola em forma de adubo orgânico que é utilizado para a fertilização da horta.

Coleta Seletiva - PGRS

Refere-se à implantação da segregação de todos os resíduos gerados na escola para uma destinação final correta. Os resíduos considerados Classe (pilhas, baterias, lâmpadas, resíduos de laboratório e lixo eletrônico) serão destinados a uma empresa especializa para tratamento e destinação final correta. Os resíduos recicláveis como plástico, papel e metal serão vendidos ou doados.

Projeto Picolé Para Todos (Ice Pop For All)

Esse projeto surgiu por acreditar que uma mudança no rumo do país só ocorrerá quando houver uma mudança no espírito de cada brasileiro. E um pontinho no universo de ações para o desenvolvimento dessa nova mentalidade é o trabalho com a disseminação da cultura da honestidade.