7 dicas para incentivar a leitura infantil

21/6/2022

Incentivar a leitura infantil é mais fácil do que você pode imaginar. Claro que depende muito do seu trabalho de construir aos poucos esse hábito tão importante. Você não precisa ter receios sobre esse momento, basta seguir essas dicas para criar futuros leitores!

Crie identificação com a leitura

A identificação é um fator muito importante para criar interesse em relação ao texto lido. É mais fácil instigar a curiosidade pelo que é lido quando você escolhe obras literárias com fatores do cotidiano da criança. Para começar, use esse critério para montar a rotina de leitura, criando identificação para depois partir para outros temas.

Ouça o interesse dos pequenos

Em conversas com as crianças, você consegue entender mais sobre os seus gostos pessoais que estão em construção. Assim vai saber dos fatores que mais chamam a atenção e pode procurar histórias envolventes dentro do tema, o que aumenta esse amor pela leitura.

Faça boas interpretações das leituras

Quando você lê para uma criança, precisa acrescentar elementos lúdicos a essa tarefa. Com isso, pode caprichar nas caras e bocas ao se deparar com as falas de personagens. Explore a sua imaginação! A reação dos pequenos será apaixonante durante a leitura, porque eles vão mergulhar na história e aderir à proposta.

Aos poucos as crianças aprenderão a ler e podem começar a participar mais ativamente do momento de leitura. Por isso passe a transferir alguns personagens para que os pequenos leiam suas falas e participem gradualmente desse momento, claro, fazendo aquela interpretação que deixa tudo mais divertido.

Promova viagens a cada leitura

O tema da leitura da vez pode colaborar para criar memórias inesquecíveis na infância do seu filho. Pode ser a oportunidade de fazer um passeio temático. Também pode ser hora de pesquisar vídeos e fotos sobre personagens envolvidos na trama do livro para que as crianças tenham uma imersão na história.

Crie a hora ou o cantinho da leitura

A repetição é uma maneira de criar o hábito de leitura nas crianças, então, você pode estabelecer um cantinho dedicado a esse momento. Outra opção é aproveitar a hora de dormir para ler uma história, ajudando a tornar a noite mais agradável e criando um ótimo costume para a família.

Estimule a imaginação

Uma das muitas vantagens em torno da leitura como hábito é o exercício da imaginação – o que as crianças têm de sobra -, portanto, dê oportunidade para que os pequenos sejam livres para imaginar. Eles verão que a leitura é muito divertida e conseguirão abraçar esse universo de personagens e histórias.

Incentivar a leitura infantil é um trabalho em conjunto entre pais e professores, para que as crianças tenham familiaridade com os livros desde cedo. O resultado disso é um desenvolvimento mais saudável e o aprendizado de habilidades muito importantes.

Além disso, culturalmente você está investindo no futuro do seu filho, porque leitores conseguem facilidade para comunicação, expressão, entre outros benefícios. A criança se torna um adulto mais criativo, com habilidades que a acompanharão durante toda a sua vida.

Clique aqui e agende uma visita. Conheça nossa instituição, nossa infraestrutura e proposta pedagógica.