Salê Infantil para criar o futuro!

16/1/2023

As crianças no segmento Infantil são educadas com diversas atividades culturais, lúdicas, artísticas e esportivas, para que os pequenos gigantes sejam motivados a construir uma identidade autônoma, cooperativa e criativa.

Na Educação Infantil, estamos atentos às necessidades das famílias, por isso, oferecemos o período complementar Integral para as crianças proporcionando espaços e atividades como esportes, oficinas, recreação, balé, judô e capoeira. Além da possibilidade de realizarem as suas tarefas de casa com a supervisão de pedagogas, os estudantes desenvolvem bons hábitos alimentares e de convivência.

Educação Infantil inspirada na Pedagogia Italiana

Encantado com a história de protagonismo e resiliência da comunidade, o educador Loris Malaguzzi elaborou um projeto educacional que honrasse toda aquela demonstração de força.

Nascia a abordagem Reggio Emilia, um olhar voltado para a escuta, interesses, potencialidades e habilidades das crianças, proporcionando aos educandos o direito de conduzir o próprio processo de aprendizagem enquanto falam, pesquisam, criam e brincam.

Inspirados nessa pedagogia, a prática pedagógica na Educação Infantil da Escola Salesiana Brasília - ESB é focada em desenvolver as habilidades das crianças, criando sujeitos independentes, autônomos e confiantes para trilhar os caminhos na vida.

Para isso, todo o conteúdo curricular da ESB é trabalhado de maneira interdisciplinar, valorizando o trabalho e a construção do conhecimento em equipe. O aluno é incentivado a buscar informações, refletir criticamente sobre o que aprende e apresentar suas conclusões de forma expressiva e contextualizada.

Atividades e projetos diferenciados

As atividades e projetos são elaborados de acordo com a faixa etária da criança. As brincadeiras são consideradas como ferramenta de aprendizagem, assim como a tecnologia, o contato com os elementos naturais, o ensino da língua inglesa, os trabalhos manuais e as linguagens artísticas e expressivas.

A Escola Salesiana Brasília propõe metodologias ativas que incentivam as crianças a desenvolverem senso crítico e a aprenderem a experimentar intencionalmente situações de ensino-aprendizagem.