Programa Eleitor do Futuro na ESB Incentiva prática da cidadania e do respeito

24/6/2022

Em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal, a Escola Salesiana Brasília participou de mais uma edição do Projeto Eleitor do Futuro, que é desenvolvido nas escolas públicas e privadas com intuito de despertar reflexões acerca de seus direitos em um contexto social e interdisciplinar.

O grande desafio do Programa Eleitor do Futuro consiste em fazer a inclusão social e política dos jovens que estejam frequentando a rede escolar de ensino, do 6º ao 9º ano, de forma que eles tenham uma participação política consciente, livre e democrática.

Nessa semana, os estudantes Matheus Figueiredo, Mariana Luíza e Yann Rean, acompanhados do Coordenador de Pastoral da ESB, Igor Penha, participaram da capacitação na sede TRE-DF para a realização das eleições.

Na última quarta-feira, 22 de junho, no auditório da escola, os partidos formados por estudantes do Ensino Fundamental 2 apresentaram suas propostas de planos de ação com incentivo à cidadania, educação e respeito aos direitos.

Para concluir as atividades, no dia seguinte, 23, houve uma votação para eleger o partido mais votado pelos estudantes do segmento. Os partidos foram: PRB, PSiB, PCAE, PABEC e PSDJ. Após apuração dos votos, o eleito foi o PABEC (Partido Atividades, Bem-estar e Convivência).

Desenvolvimento das atividades do Eleitor do Futuro

Pesquisas apontam que nove em cada dez adolescentes acreditam que o voto tem o poder de transformar a realidade. No Brasil, o voto é obrigatório a partir dos 18 anos. Nos últimos meses, estudantes do 6° ao 9° ano da Escola Salesiana Brasília conheceram um pouco melhor a dinâmica do processo eleitoral no Brasil por meio do Programa Eleitor do Futuro.

Além da formação de mesários, as atividades dos partidos envolveram propostas sobre bullying, respeito às meninas e mulheres, consciência ecológica na escola, esportes e educação, jogos e acesso às redes sociais.

Na prática, os cinco partidos trabalham temas pertinentes ao cotidiano escolar, quando discutiram problemas e propostas com soluções. Os partidos geraram debates e propostas para a construção de projetos efetivos a serem trabalhados na escola no segundo semestre do corrente ano letivo e, consequentemente, levados como valores para o dia a dia.

No dia 07 de junho, a Escola Judiciária Eleitoral Rui Barbosa do TRE-DF esteve presente na Escola Salesiana Brasília, com palestra educativa para alunos do Ensino Fundamental 2. A temática foi proferida pelo representante do TRE-DF, Ronaldo Franco, que versou sobre liderança, democracia, cidadania, política, voto consciente e o papel da Justiça Eleitoral nesse contexto.

Nessa perspectiva, a Escola Salesiana Brasília firmou uma parceria com a Escola Judiciária Eleitoral do Distrito Federal, representada por Ronaldo Franco. A partir disso, foi realizada uma mobilização com os estudantes do 6° ao 9° ano para a implantação das etapas iniciais do projeto, com o apoio do Professor de História da ESB, Fhanoel Ribeiro, e envolvimento do Programa Aldeia que Educa.

Desenvolvimento do Programa Eleitor do Futuro nas escolas

Com palestras, distribuição de livretos educativos, debates acerca de temas de políticas públicas e da formação de partidos políticos pelos estudantes, são discutidas proposições de grande importância social.

Os alunos organizam-se em grupos, defendem suas propostas, recebem treinamento de mesários, título fictício de “Eleitor do Futuro” e, em dia previamente determinado, ocorre a eleição parametrizada com o uso da urna eletrônica.

Premiação para partidos vencedores do Eleitor do Futuro

Após a divulgação do resultado, os partidos vencedores são convidados à cerimônia de diplomação, no TRE-DF, cuja outorga cabe ao Presidente do TRE-DF. Na vigência do Programa Eleitor do Futuro, anualmente, é realizado um Concurso de Redação, cujos parâmetros são estabelecidos pela Diretoria da Escola Judiciária Eleitoral.

Depois de escolhidos os finalistas em cada escola, uma comissão, composta pelo diretor, pelo vice-diretor da escola e um representante do TRE-DF avaliarão os trabalhos, observados os critérios definidos em edital.

São premiados os três melhores trabalhos do 6º, 7º, 8º e 9º ano. Ao todo, o Programa Eleitor do Futuro já atingiu mais de 150 mil alunos das redes pública e particular de ensino do Distrito Federal.