Práticas educacionais que devem ser adotadas em tempos de pandemia

9/7/2020

A pandemia, decorrente da disseminação da Covid-19 em âmbito mundial, vem transformando, significativamente, as relações sociais. Medidas como a quarentena e o lockdown precisaram ser adotadas, visando conter a propagação da doença.

Tais medidas configuraram fortes mudanças, afinal, o isolamento social neste panorama é imprescindível. Com a educação não foi diferente. O grande desafio é prosseguir com as atividades escolares, mas assegurando que os alunos tenham acesso a aulas produtivas e conteúdos consolidados.

4 práticas educacionais adotadas durante a pandemia.

Educação a distância

O ensino a distância, inegavelmente, é uma das mais efetivas alternativas no atual panorama. Cursos EAD já configuram uma realidade há certo tempo, porém, o ensino nas escolas, que se pauta, predominantemente, nas aulas presenciais, precisou, mais do que nunca, se adequar ao ambiente virtual.

Na educação básica, o EAD costumava ser apenas uma ferramenta complementar de aprendizado. Hoje, os professores que não tinham familiaridade com a plataforma on-line precisaram reconsiderar suas metodologias, no afã de dar continuidade ao ano letivo.

Seja por meio de sites ou aplicativos, a internet possibilita muitas ferramentas para videoaulas de todos os conteúdos, de laboratório, de idiomas, com projeção de slides, com auxílio de vídeos, entre tantas outras opções. A tecnologia continua uma aliada importantíssima!

Acolhimento a distância

O cenário é preocupante e não há como negar que uma pandemia causa impactos sociais diferenciados. O ano letivo precisa seguir, mas a empatia com os alunos também precisa existir.

Pode ser que nem todos consigam manter alto grau de produtividade durante este período. Neste contexto, o papel da escola é de auxiliar, explicar a importância da continuidade das aulas, bem como escutar e acolher o aluno. Afinal, a escola tem um papel social imprescindível e, em uma situação inédita e emergencial como esta, o diálogo com as famílias cria a relação de aprendizagem mútua, deixando o fardo do momento mais leve.

Assegurar que todos tenham acesso ao conteúdo

Nem todos os estudantes possuem acesso equitativo à internet. Isso é fato! É preciso assegurar que eles consigam ter acesso às plataformas em que o conteúdo em questão será disponibilizado.  Conteúdos incríveis sem acesso não resolve.

Abordagem diversificada

Para estimular a atenção e o interesse dos alunos nas aulas remotas é vital trabalhar de maneira criativa, em consonância com o imprescindível aspecto didático das aulas presencias.

As alternativas criativas são uma maneira de superar as limitações de aulas e tendem a configurar uma realidade que irá perdurar mesmo com o fim do isolamento social e da retomada das aulas presenciais.

O cenário, embora turbulento, está proporcionando novas abordagens educacionais. A pandemia está sendo algo inédito e vem mostrando que é preciso expandir as fronteiras do aprendizado, uma vez que as aulas presenciais não podem ser a única alternativa viável em um panorama