Estudantes da ESB recebem certificações em concursos

6/7/2022

No dia 05 de julho, foi realizado um momento cívico e muito especial com os estudantes do Ensino Fundamental 2 e Médio, no auditório da Escola Salesiana Brasília. O encontro foi de grande alegria e homenagens, quando foram entregues os certificados das atividades realizadas pelos estudantes nos seguintes eventos:

- Programa Eleitor do Futuro.

- Canguru da Matemática.

- Olimpíada de História.

- Changemaker Teens 2022.

Programa Eleitor do Futuro

Estudantes do Fundamental 2 participaram do Programa Eleitor do Futuro, que é reconhecido nacionalmente como o Projeto Social de maior capilaridade na Justiça Eleitoral Brasileira e adotado como modelo de boas práticas pelo Tribunal Superior Eleitoral.

A Escola Judiciária Eleitoral do TREDF realizou a diplomação dos partidos eleitos nas unidades de ensino. O vencedor da nossa escola foi o PABEC (Partido Atividades, Bem-estar e Convivência).

Clique aqui e saiba mais sobre a participação da ESB no Programa Eleitor do Futuro.

Canguru da Matemática

O Concurso Canguru de Matemática é uma competição anual internacional destinada aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental até os da 3ª série do Ensino Médio.

A competição teve origem na França e é administrada globalmente pela Associação Canguru sem Fronteiras (Association Kangourou sans Frontières - AKSF).

O Concurso Canguru de Matemática é a maior competição de Matemática do mundo, com mais de 6 milhões de participantes por ano nos mais de 80 países.

Objetivos do Canguru de Matemática:

• Ampliar e incentivar o desenvolvimento dos conhecimentos matemáticos.

• Contribuir para a melhoria do ensino de Matemática em todos os níveis da Educação Básica.

• Favorecer o estudo de maneira interessante e contextualizada, aproximando os alunos do universo da Matemática.

• Estimular a capacidade dos alunos de obter prazer e satisfação intelectual na resolução de problemas de Matemática pura ou aplicada.

No Brasil, o Concurso é realizado desde 2009 e a cada ano a Comunidade Canguru cresce ainda mais.

Olimpíada de História

A Olimpíada Nacional em História do Brasil é um projeto de extensão da Universidade Estadual de Campinas, desenvolvido pelo Departamento de História por meio da participação de docentes, alunos de pós-graduação e de graduação.

Os participantes da 14ª Olimpíada Nacional em História do Brasil se organizaram em equipes compostas por três estudantes regularmente matriculados no 8º e 9º anos (antigas sétima e oitava séries) do ensino fundamental ou no ensino médio, orientado(a)s por um(a) professor(a) de História.

Os estudantes podem ser do ensino regular, ensino profissionalizante, supletivo ou EJA (Educação de Jovens e Adultos), sempre das séries permitidas (oitavo e nono anos e ensino médio) ou equivalentes.

Changemaker Teens 2022

O Changemakers Teens foi realizado na Escola Salesiana Brasília, com participação de 10 times formados por alunos do 9º ano do Ensino Fundamental e Médio, que trabalharam em soluções que contribuam para um dos seguintes Objetivos de ODS:

• ODS 4 - Educação de qualidade: assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos;

• ODS 5 - Igualdade de gênero: alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

• ODS 10 - Redução das desigualdades: reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.

No Changemakers Teens em 2022, o PMI e seus capítulos latino-americanos foi sede de um divertido Hackathon para adolescentes de 13 a 19 anos.  No Distrito Federal, o evento foi realizado pelo PMI Distrito Federal e GPJr, em parceria com a Escola Salesiana Brasília em seu Programa Aldeia que educa.

A Escola Salesiana Brasília teve o prestígio de ser palco desse evento inovador. Após apresentarem propostas de soluções para o Instituto Integridade, uma casa de idosos, o time vencedor foi o Visionários dos Contrários.

Mais que sugestões de soluções sustentáveis para o Instituto Integridade, os times participantes do Ensino Fundamental e Médio levam para a vida todo o aprendizado sobre Gestão de Projetos.

O objetivo é engajar o público adolescente e mostrar a importância das habilidades de Gestão de Projetos para suas vidas, assim como criar consciência neles sobre os ODS - Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.

Além de um certificado de participação e outros prêmios, os vencedores terão a oportunidade de dar vida ao projeto proposto com o apoio do capítulo local do PMI-DF. Cada um dos 5 integrantes do time vencedor ganhou 200 reais, e o projeto vencedor vai ter 1500 reais para executar o projeto.

Clique aqui e saiba mais sobre a participação da Escola Salesiana Brasília no Changemakers.