Entenda como ficar tranquilo no período de provas escolares

3/6/2022

Se você é estudante, sabe que não é nada fácil manter a calma e a concentração nos dias que antecedem os testes e provas.

É totalmente normal e compreensível se sentir inseguro e ansioso durante essa época, por mais que você se dedique ao máximo aos estudos. Porém, é preciso aprender a lidar com o estresse e a preocupação, para que não se tornem prejudiciais ao rendimento escolar nos momentos que precedem as provas e, principalmente, na hora da aplicação dos exames.

Pode parecer difícil, mas com algumas ações e estratégias é possível driblar a ansiedade e se manter tranquilo durante o período de provas escolares. Descubra como com as dicas a seguir:

Planeje seus estudos

O planejamento e a organização são essenciais para espantar a ansiedade no período de provas.

Uma forma prática de fazer isso é montar um cronograma de estudos com metas que sejam realistas no seu cotidiano, bem como descobrir qual método favorece mais na hora de estudar.

Isso fará com que você perceba seu próprio progresso e identifique seus pontos fracos e fortes, até mesmo possibilita que foque naquilo que é mais importante e tire todas as dúvidas para se sentir seguro na hora das provas.

Além disso, um bom planejamento garantirá que você estude todo o conteúdo com antecedência e tenha tempo de revisar o conteúdo antes do dia da prova, o que manterá a tranquilidade na ocasião.

Mantenha-se positivo

Manter uma postura positiva é fundamental para enfrentar os obstáculos que encontramos em nosso cotidiano, inclusive para se manter tranquilo durante o período de provas.

O ideal é se manter motivado e confiante diante dos desafios, acreditando no seu potencial e cercando-se de pessoas que façam o mesmo. Isso ajudará você a se manter mais calmo e relaxado diante da pressão trazida pelos testes e exames.

Tire um tempo para si mesmo

No período de provas escolares, é comum dispensarmos a maior parte do nosso tempo aos estudos e nos tornamos excessivamente rigorosos conosco mesmos, fato que juntamente com a pressão externa nos deixa ainda mais ansiosos e estressados.

Nesses momentos, é importante lembrar que descanso, lazer e distrações são necessários para nossa saúde mental e física, e também podem colaborar muito para o desempenho escolar.

Procure por um hobby ou algo que você goste de fazer para distrair a mente. Assistir a uma série na TV, tocar um instrumento, dedicar um tempo para sair com os amigos ajudarão a descansar a mente.

Praticar algum esporte é uma excelente forma de se manter tranquilo nesse período, uma vez que os exercícios ajudam a trazer bem-estar e a aliviar o estresse. Além disso, atividades físicas colaboram para que nosso corpo produza substâncias que auxiliam na concentração e a ajudam a manter a mente tranquila.

A Escola Salesiana Brasília oferece uma ampla variedade de atividades extracurriculares que podem ajudar você nessa tarefa.

Lembre-se de que se dedicar aos estudos é essencial, mas descansar e ocupar a cabeça com outras atividades também são importantes para aumentar seu rendimento.

Durma bem

Trocar algumas horas de sono por horas de estudo durante o período de provas é um hábito muito comum entre os estudantes, mas saiba que essa atitude não é recomendável e pode fazer com que seu corpo e mente trabalhem menos que o esperado.

O sono de qualidade é imprescindível para um bom rendimento dos estudos e para se manter tranquilo durante as provas. Procure dormir por volta de 8 horas por noite e desenvolva um ritual noturno que o ajude a dormir tranquilamente.

O ideal é, uma hora antes de ir dormir, deixar de lado os aparelhos eletrônicos e buscar por atividades mais tranquilas e relaxantes, que diminuam a excitação mental e façam com que sua mente perceba que chegou a hora de repousar.

No dia anterior à prova, esse ritual se torna ainda mais importante. Esqueça a ideia de ficar estudando até mais tarde, pois tudo que poderia ser absorvido já foi estudado a essa altura.

Que tal fazer diferente? Na hora de dormir, apague todas as luzes, desapegue do celular, coloque uma música bem tranquila e permita que seu corpo e mente relaxem. Faça essa experiência e observe a mudança!

Lembre-se de que é apenas uma prova

É normal que, ao nos prepararmos para provas importantes, essa preparação se torne a coisa mais importante de nossas vidas, e a pressão por bons resultados nos faça esquecer que, por maior que seja a importância de uma prova, ela nada mais é do que isso: uma prova, e você ainda terá a oportunidade de fazer muitas outras na sua vida.

Portanto, não deixe que a pressão e a cobrança atrapalhem seu rendimento. Concentre-se e relaxe!

Para conhecer melhor a Escola Salesiana de Brasília e nossos métodos de ensino, clique aqui e agende uma visita.