Edebê promove formação para editores na ESB

1/7/2022

Na quinta-feira (30/06), a Editora Edebê promoveu um encontro de formação com o setor editorial, no salão Dom Bosco da Escola Salesiana Brasília. Os temas apresentados abordaram a automotivação, o protagonismo, epistemologia do professor e neurociências, organização e planejamento no home office, entre outros assuntos.

A formação para editores é uma oportunidade para vivência e alegria do encontro presencial e a fraternidade da acolhida recíproca. A gerente executiva da Edebê, Irmã Adair Sberga, palestrou sobre a automotivação, a felicidade e o protagonismo no trabalho.

“A motivação é a alma do sucesso do nosso trabalho, é propriedade da alma e já existe dentro de nós, como uma potência a se desenvolver. No nosso interior está a qualidade, a “alma da alma”, a parte mais nobre onde temos a liberdade, responsabilidade e a motivação, mas é preciso querer, buscar essa força e energia”, opina a Ir. Adair Sberga.

"As pessoas motivadas são mais felizes e mais produtivas. Motivação é uma força, uma energia que está dentro de cada um de nós. O que recebemos do meio externo são estímulos e incentivos, mas temos que aprender a encontrar esta força, constantemente, e não somente quando estamos para baixo”, orienta Ir. Adair.

O encontro formativo estimula a reflexão sobre a proposta carismática da Estreia 2022, cujo tema é “Fazei tudo por amor, nada por força” (São Francisco de Sales), bem como a aplicabilidade da estreia na vida.

Durante a formação, o diretor da Edebê, padre Nivaldo Pessinatti, apresentou a história das produções salesianas e da criação da editoria, além de apresentar, de forma aprofundada, a biografia de Dom Bosco e sua grande importância como escritor, fundador da editora, evangelizador e educador que propagou o gosto pela leitura na Europa e, posteriormente, em todo o mundo.

“Essa forte ideia de ‘fazer tudo por amor, nada por força’ foi uma forte pedagogia de Dom Bosco”, pondera o Pe. Pessinati, que reforçou a atitude de testemunho e ação de graças de São João Bosco em tudo que fazia.

O próximo assunto apresentado foi a epistemologia do professor e a neurociência como elementos para construção de material didático. Para tratar do assunto e promover reflexão, a palestra foi conduzida pelo mestre em ciências e microbiologia, doutor em Educação e professor, Paulo Tomazinho.

“Interação é uma troca. Somos seres sociais, e evoluímos ao fazer e conversar sobre o que fazemos. É preciso ficar atento na escuta do outro, porque só há ensino quando há aprendizagem”, explica o professor Paulo.

Para finalizar a formação, a coordenadora editorial da Edebê, Giovanna Frago, reforçou a qualidade do trabalho com foco na organização, no planejamento, na superação dos desafios e compromisso no trabalho. Nesse momento, os participantes opinaram sobre desafios do trabalho presencial, remoto ou híbrido. O encontro teve participação presencial e de mais colaboradores em videochamada.