Como ajudar o seu filho adolescente a criar uma rotina de estudos

29/6/2022

Os adolescentes podem apresentar certa resistência aos pais que desejam criar uma rotina de estudos ou algum tipo de cronograma. Saiba que isso é comum nessa fase, pois o foco dos seus filhos está concentrado no presente.

Por causa disso, fica mais difícil entender que investir no futuro é importante, ao considerar que a diversão parece o mais relevante agora. Pensando nisso, resolvemos trazer algumas dicas e informações interessantes para que esse processo seja mais fácil para os pais e possam contribuir, sem conflitos, para o futuro acadêmico dos filhos.

Invista em uma boa comunicação com os seus filhos adolescentes

O diálogo frequente ajuda a construir os relacionamentos e a tornar o laço mais forte. Com isso, se você orienta seu filho sobre algo, a tendência é que ele veja como realmente importante. A autoridade dos pais é reforçada e, assim, os filhos percebem que as decisões são tomadas porque eles se importam.

Esse ambiente é favorável para uma comunicação clara, em que os adolescentes se sentem prontos para expor seus próprios problemas. Você precisa ter essa relação para que consiga compreender e ajudar a resolver os conflitos dentro do universo dos adolescentes.

Tenha uma atitude positiva

Sabemos que pequenos problemas podem se transformar em guerras épicas quando lidamos com o (a) adolescente. Isso é comum para a fase. Você pode apresentar uma postura mais positiva sobre a ideia de criar uma rotina de estudos.

Isso quer dizer que você precisa ser o suporte emocional, afinal, já está na sua fase adulta, encontrou a inteligência emocional que seu filho ainda não tem. Portanto, apoie, mostre confiança nele, demonstre o quanto conhece suas capacidades.

Colabore com a rotina de estudos com compreensão e reconhecimento

Ao partir para a parte mais prática dessa situação, você não precisa apenas incentivar, mas mostrar que colabora na prática. Criar um ambiente possível de estudar é uma das ações importantes nesse sentido. Cobrar rotina de estudos e manter uma casa barulhenta não mostra o quanto você se importa.

Se você perceber que o ambiente é favorável, mas sem organização, ofereça ajuda para montar um cronograma. Converse sobre os melhores horários para estudar todos os dias, criando uma rotina. São questões de planejamento que podem ser mais difíceis para seus filhos.

Outro fator importante é o reconhecimento dos esforços. Tenha cuidado para não ser o adulto que apenas exige resultados, mas elogie o esforço e comemore cada vitória. Essa comunicação vai ser uma ferramenta eficaz para resolução dos conflitos que podem surgir no caminho.

Disposição para o diálogo e suporte

A rotina de estudos pode ser mais fácil quando os adolescentes se acostumam com o diálogo, o que leva a uma postura mais madura. O suporte emocional é outro fator primordial para entender as necessidades e os problemas enfrentados pelo filho.

Entender dificuldades, aconselhar, ajudar nas tarefas de casa e apoiar em períodos de provas, que costumam ser mais tensos, são atitudes que que demonstram maior disposição dos responsáveis pelos filhos.

O diálogo sobre os estudos envolve também a equipe pedagógica. Contar com professores e direção da escola pode facilitar na resolução de conflitos e no suporte necessário. Na Escola Salesiana Brasília, toda a equipe pedagógica presta o apoio para familiares e estudantes em todo o processo formativo.

Clique aqui e agende uma visita na nossa instituição. Conheça melhor nossa proposta pedagógica e infraestrutura.