5 razões para incentivar seu filho a procurar soluções criativas para os problemas

12/12/2019

É basicamente um consenso que a criatividade é um dos atributos mais importantes de um ser humano. Uma pessoa criativa vive melhor, está mais preparada para lidar com o improvável e, muito provavelmente, vai dar melhor no futuro. Mas, é possível incentivar a criatividade em crianças?

A resposta a esta pergunta é: sim! Incentivar seu filho a procurar soluções criativas para os problemas pode ajudá-lo bastante no seu desenvolvimento.

Ainda tem dúvidas? A seguir, elencamos seis razões para você começar já a incentivar a criatividade nas crianças. Confira!

1- Aprendizado das regras de convivência

Foi Freud quem disse que a criatividade humana está presente na brincadeira infantil. Isso quer dizer que a vontade da criança de se tornar adulta e brincar a respeito disso a faz assimilar melhor o ambiente à sua volta e compreender as regras de convivência.

2- Definição da própria identidade

Psicólogos são categóricos ao afirmar que a criatividade possibilita à criança encontrar o seu próprio eu.

Quando seu filho brinca de realidade, ele aceita símbolos e passa a experimentar o que está presente na sua íntima realidade psíquica. Isso fará com ele tenha, cada vez mais, sentido de identidade e individualidade.

3- Estímulo à autoaceitação

Ao mesmo tempo em que o incentivo à criatividade permite que a criança defina a própria identidade, também colabora para gerar autoaceitação. Este processo é fundamental para que a criança cresça de forma saudável e se torne um adulto psicologicamente capaz e autônomo.

4- Maior segurança na fase adulta

A criatividade tem influência no desenvolvimento da criança e acabam tornando-a um adulto mais capaz.

Quando uma criança usa a sua imaginação para resolver problemas do cotidiano, ela acaba se tornando uma pessoa mais segura quanto à tomada de decisões. Com isso, ela também conta com um senso criativo maior no momento de resolver problemas.

Vale lembrar que a criatividade é um grande diferencial para profissionais modernos. Por isso, incentivá-la fará seu filho ter maiores chances de um futuro promissor.

5- Independência

Ao procurar soluções criativas para os problemas, a criança acaba também desenvolvendo inteligência emocional e intelectual. Isso, por sua vez, fará o pequeno se tornar um adulto independente.

Por mais que os pais tentem blindar seus filhos contra qualquer tipo de problema, é essencial desenvolver neles um espírito de independência. E, para isso, é importante que a criança consiga superar entraves por conta própria.

6- Habilidade para viver no cenário do século XXI

A lista de benefícios em incentivar a criatividade em seu filho não para por aí. Uma criança que é motivada a pensar fora da caixa passa a criar uma competência essencial para conseguir viver em mundo cada vez mais acelerado e com muitas informações disponíveis.

A velocidade do mundo impressiona e é preciso que o seu filho esteja preparado para enfrentá-la. É o que define a sigla VUCA, um termo que surgiu no final do último século no vocabulário militar, mas que se aplica muito bem aos dias atuais.

VUCA é a sigla para volátil, incerto, complexo e ambíguo. É essa a melhor definição para o mundo em que seu filho crescerá e por isso se faz tão importante provocar situações criativas para que ele se sobressaia.

O que fazer para incentivar seu filho a procurar soluções criativas para os problemas?

Incentivar a criatividade de uma criança é um trabalho constante e diário. Para ajudá-lo nessa missão, separamos algumas dicas.

• Faça perguntas e incentive a curiosidade;
  • Estimule a formulação de teorias;
  • Encoraje a leitura e o contato com as mais variadas artes;
  • Incentive o uso de raciocínio lógico;
  • Opte por brinquedos e brincadeiras que despertam a imaginação;
  • Leve seu filho para conhecer outras realidades e culturas;
  • Conte com uma unidade de ensino que estimule a criatividade do seu filho.

Gostou das dicas? A Escola Salesiana está com você para te ajudar a fazer com que seu filho busque soluções criativas para os problemas. Clique aqui> e agende agora uma visita.